terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Felicidade ou Paz?

Muito se fala sobre a busca do homem pela felicidade, sendo a meta, o grande objetivo mas, vendo as lutas diárias das pessoas pelos seus objetivos sejam eles quais forem, vendo o esforço pra trabalhar as suas questões mais difíceis ou o esforço para preencher vazios internos enfim, esse movimento todo as vezes me parece não uma busca pela felicidade mas uma busca pela paz, a paz interna, esta parece ser mais concreta que a felicidade, talvez seja apenas uma questão de chamar uma mesma coisa disso ou daquilo. Quando uma pessoa escolhe não enchergar algo importante dentro de si, este fato antes de trazer infelicidade lhe tira a paz interior e não ao contrário mas esta pessoa pensará "poxa, sou infeliz" e não "poxa, não sinto paz". Se conforme o tempo for passando a paz de espírito reinar aí talvez alguem possa dizer que é feliz, mas e a paz de espirito do outro? E a paz de espírito da humanidade? Estas não são necessárias para ser feliz?
00
Quando se fala em paz aquele simbolismo contemplativo e calmo é ativado mas me refiro áquela que vem quando tudo que tem para ser apasiguado é apasiguado, tudo que há para ser preenchido é preenchido. Enquanto um fica em paz quando medita ou descansa ou trabalha outro está em paz pulando de para-quedas ou ficando insône lendo um livro. Tanto a paz como a felicidade dependem dos processos internos de cada um pois, a humanidade é como uma grande cidade pulsante em que cada casa é de um jeito e tem sua história, com cômodos diferentes aguardando móveis, com as luzes acesas de acordo com a rotina de quem nela mora ou sem receber visítas há tempos e tendo paredes diferentes descascando.
9
Este post está publicado no blog www.saopaulourgente.blogspot.com , o que muito me honra. Este blog de conteudo útil e muito bem trabalhado relaciona assuntos gerais e á respeito de São Paulo. Visitem!

Um comentário:

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.