terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Exercício

O Universo é neutro mas o acúmulo da bilhões de historias pessoais intercruzadas construiu ao longo dos séculos um mundo que tenta ser harmônico mas o fato é que este mundo é permeado por ignorância, automatismo e falta de compaixão. Estando mergulhados agora neste mundo e partindo do pressuposto que tentamos fazer o melhor, em que nível o que fazemos nos torna melhores seres humanos? Percebemos muitas coisas em muitos níveis que nos fazem sentir o desejo de que algumas coisas fossem diferentes e, quando sentimos indignação nos lembramos que somos humanos e inconscientemente já nos sentimos bem por isso mas, lembrar disso não é suficiente para nos aprimorar.
0
O pensamento é um estágio mas são três os níveis em que tocamos o mundo concreto, pensando, falando e agindo e somente quando estes três níveis representam verdadeiramente a sua indignação interna é que o exercício de se aprimorar estará ocorrendo plenamente pois você flui como um rio de dentro pra fora e esta autenticidade o levará a escolhas e consequencias e a lida com uma e com outra trarão novas questões internas que refletirão em novas escolhas e consequencias e, assim por diante, o refinamento ocorre. Nunca estamos fora deste exercício pois viver fora deste caudaloso rio de autenticidade ja é uma escolha que gera consequencias então o processo já é ativo, estamos mergulhados nele fisicamente.
0
Se abraçar esta dinâmica fosse fácil todos já o teriam feito naturalmente mas, o homem justamente guarda suas indignações, atrofiando sua essência, escolhendo o que é mais fácil no momento, isto para coisas mínimas ou grandiozas, não importa, o padrão comportamental é o mesmo, é um reflexo de proteção.

3 comentários:

  1. É isso mesmo.
    Um rio nunca é o mesmo.
    Embora deslize sobre o mesmo leito, suas águas estão sempre passando e levando consigo aquilo que coletou naquele lugar, para deixar em outro. Assim é o homem que evolui.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que existem pessoas brilhantes como você pra nos ajudar a refletir sobre essas coisas, meu amor..

    ResponderExcluir

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.