quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Crianças no Gira-Gira

Um grande exercício para buscar flutuar menos entre as polaridades da dualidade é tentar, mesmo estando mais próximo do seu polo negativo, manter vivo e fresco na consciência tudo aquilo de elevado e inspirador que foi alcançado quanto tudo estava “bem e estável”. Porque é bem comum "amaldiçoar" as próprias conclusões quando as coisas já não estão fazendo tanto sentido.
-
É como quando as crianças brincam no gira-gira, elas aceleram cada vez mais, rindo e gritando, é cada vez mais difícil manter-se firme no brinquedo, tendo exigida muita força dos braços que agarram firme e evitam que o corpo seja atirado para fora do brinquedo. O centro do gira-gira representa o equilíbrio, a força que tenta atirar as crianças para longe deste centro são todos os obstáculos da vida que nos cegam para a real natureza das coisas, a área que circunda o gira-gira representa os estados de espírito gerados quando o ser-humano se entrega á qualquer extremo, perdendo-se e distorcendo sua visão de mundo.
-
A tentativa constante da criança manter-se presa ao brinquedo agarrando-o firmemente com os braços, tentando alcançar seu centro, onde tudo é dinâmico mas equilibrado é exatamente este exercicio de, mesmo estando na dinâmica que afasta do centro, manter a “mira” neste mesmo centro. Quanto mais firme é este treino, mais firme se mantém neste eterno movimento rumo ao centro “do gira-gira”.

Um comentário:

  1. Muito louca esta ideia do gira-gira !!
    Dá mesmo p fazer várias analogias!!!
    Parabéns pelo "insight" béuirbão!
    Abs

    ResponderExcluir

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.