quarta-feira, 22 de julho de 2009

Analogia

"Seguir o curso do rio... melhorando o barco e aprimorando o barqueiro"

Na frase temos os elementos:

-rio = vida... manifestação do universo
-barquinho = corpo... "eu" manifesto
-barqueiro = espirito

A frase ilustra o cenário de nossa existência, na qual correlacionam-se estes elementos, um submetido ao outro, cada um com suas propriedades, dinâmicas, capacidades e limites. Entender a existência neste prisma leva ao entendimento dos rítimos das coisas, das mais profundas as mais banais. Demonstra que estamos dentro de um contexto com suas leis baseadas na dualidade e na evolução. Não é possível considerar um dos elementos sem levar em conta os demais, focar em ampenas um deforma o entendimento trazendo ansiedade e incompreensão. Entender os limites de ação e de manifestação do barco é importante pois equilibra o barqueiro. Melhorar o barco sem aprimorar o barqueiro é um desperdício de estrutura, assim como aprimorar o barqueiro sem cuidar do barco, é ilógico pois cria-se um potencial que não pode se expressar na sua melhor forma e, represando-se traz frustração.
Quanto ao rio, é possível sempre estuda-lo, medindo, calculando, observando e com isso antever seu humor mas, nunca sabemos quando haverá uma curva mais rápida, uma pedra ou uma queda então o barqueiro deve estar atento a cada instante, preparado para tudo no aqui e agora, para qualquer manobra necessária, e assim se divertir, descendo o rio com harmonia emoção. Lá na frente esse rio desemboca no oceâno e tanto tanto ele quanto o barco e barqueiro se tornarão parte da mesma imensidão quando vistos de cima e de longe. E o rio parecerá uma trilha, única e bem definida, como a vida de cada ser humano.

3 comentários:

  1. Póxxxx béu irbão!!!!!!
    Essa foi mto boa!
    Acho q o mais dificl é fazer o "slalom" qdo temos uma sequencia de pedras pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que eu vou ter a chance de ler outros textos como esse...imaginei as cenas, o barquinho, eu....e as suas definições foram perfeitas...

    ResponderExcluir

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.