quarta-feira, 29 de julho de 2009

Livre-Arbítrio

Mesmo que alguns tenham a sensação de serem inadequados, de serem “de fora”, de não se identificarem com nada por aqui, ainda há uma razão para “estarem” neste contexo, então talvez valha a pena buscar este entendimento e ir em frente aproveitando bem esta janela de manifestação. Isto em si já é a perspectiva profunda do livre-arbítrio, neste tipo de escolha, da escolha de querer enxergar com neutralidade as coisas como elas realmente são, enfrentando as próprias resistências e não se baseando apenas no que é mais agradavel, porque uma escolha influencia a próxima como uma grande e complexa rede de possibilidades potenciais pela qual se percorre um único caminho.

Esta perspectiva mais profunda do livre-arbítrio demonstra a pronfundidade com que somos responsáveis pelo nosso caminho, tráz um friozinho na barriga, ela nunca dá espaço para que assumamos o papel de vítima mas, quando entendemos essa complexidade sob a luz da evolução e aprendizado constante, uma sensação de euforia, de explorar as possibilidades com alegria surge e então não há o que temer.

Quando pensamos em livre-arbítrio costumamos pensar em “pedir demissão ou aguentar este trabalho”, “ir a festa ou ficar em casa”, “colocar a camisa branca ou a vermelha”, realmente isto tudo está no espectro do livre-arbítrio mas existe todo um raio de ação, num nível mais na raiz das coisas, no qual também exercemos nosso livre-arbítrio, e vamos regendo nosso existir e criando nossa realidade mas, por tocar as ações inconscientes, automáticas e padrôes de comportamentos moldados desde sempre, simplesmente não percebemos.

Tudo fica ainda mais nebuloso por confundirmos nossa essência com nosso EGO, por isso, para exercer o livre-arbítrio é primeiro necessário um processo constante de buscar o auto-conhecimento, limpando entulhos da nossa mente e quebrando padrões novos e antigos, este processo exige tamanha sinceridade consigo mesmo e firmeza de proposito tal que já consiste um treino intenso de livre-arbitrio pois querer “encarar” isto é uma destas escolhas mais profundas e difíceis de botar em prática de verdade (no dia-dia) mas, que pode gerar a capacidade de criar uma realidade mais alinhada com a própria essência.
Como você sente exercer o seu livre-arbítrio? Até que nível você faz isto com consciência? A forma como você utiliza do seu Livre-Arbítrio está direcionando a sua realidade de encontro com a sua essência? Deixe registrado o que surgir na sua mente.

2 comentários:

  1. Nossa lindo, perguntas difíceis essas hein...
    Uma vida só é pouco pra responder..humanos..rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu passei uns 20 min alimentando os peixes esses dias!!! kkk lesada!?!!!! WTF!!!!!!!!!! bjbjbjbj pré parabens!!!!

    ResponderExcluir

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.