quarta-feira, 22 de julho de 2009

As Rédeas do Estar Sendo

Fácil acreditar que tudo ficará melhor quando as coisas estão bem, tudo parece tão harmonico, tão encaixado. Como tudo pode parecer tão impossivel de acontecer quando há incerteza olhada com insegurança. Por que a propensão é sempre para o mal final das coisas quando ainda está tudo em aberto? Isto prejudica e atrapalha, deve ser combatido. As frequências mais harmônicas para alinhar a realidade com a essência vem da correta postura mental, o mental que além de ser o grande gerador das nossas ações, dá o tom de nossa interação com o Universo e como ele responde á nós.
Então, ciênte disto, educamos e brigamos com a mente para que ela não se enverede cegamente sob o cabresto da ansiedade mas que mantenha firme a neutralidade, estando sempre aberta para tudo, a noção de tempo incutida em nossa mente nos dá a falsa noção de que, um roteiro definido vai se desenrolando, baseamos este roteiro nas experiências e vivências acumulados e , utilizando de logica e raciocinio, tendemos a esperar resultados e este esperar é influenciado pelo estado de espírito que se alterna em otimismo e pessimismo em relação ao futuro, entre a esperança e o medo (remo bodei). Devemos nos policiar e ter consciência de que o que “vamos sendo” ao longo do tempo está submetido a estes mecanismos e que a sensação que temos do que “vamos sendo” é influenciada e gerada por este mecanismo mas esta sensação não traduz necessariamente a realidade das coisas.

Existe a discussão sobre o que é a realidade e em um nível ela é mesmo o “mundo que percebemos” mas vale a pena exercitar vermo-nos fora do nosso próprio contexto para focar uma realidade mais ampla das coisas, vale a pena exercitar o desapego em relação a realidade que criamos em nossa mente atravez da interação com o meio para permitir que esta vá se enriquecendo ao longo da experiência humana de elementos vindos da realidade maior que conseguimos, com sorte pra não dizer esforço, ver de relance.

O universo é sempre neutro e sempre podemos utilizar suas leis neutras de acordo com nosso livre arbitrio para gerar a nossa realidade. E quando estamos entregues e inconscientes destes mecanismos utilizamos as leis neutras do universo de forma polarizada podendo criar uma realidade agradavel e desagradavel. Por isso deve-se lutar contra o dominio do pessimismo para que ele seja o maestro da nossa utilização das leis universais. Esta prática é difícil quando a dinâmica de nossa mente age sob a batuta do pessimismo e do desanimo pois é como um bêbado ter que se esforçar para andar em linha reta, ele está ciênte de sua situação mas, está ciência não o tira dela. Porém, o esforço consciente é válido e importante mas acima de tudo, antes de forçar a mente, de tentar controlar todo este processo é necessaria apenas uma coisa, simples como o Universo para que este mecanismo nunca seja motivo de preocupação. Basta apenas ficar no AGORA.

O passado e o futuro são conceitos, elementos da mente para funcionarmos de maneira prática no dia-dia e mais nada. Eles na verdade não existem, o fato de existir apenas o AGORA não é um conceito, uma ilustração para insentivar uma melhor maneira de encarar a vida. O AGORA é a única coisa que existe de verdade e, sendo esta uma verdade, todos os caminhos estão sempre abertos.

Um comentário:

  1. Tens razão meu caro, só o agora é real, só o agora é palpável, só o agora está sujeito a mudanças... Costumamos nos lamentar: "Poxa, nada muda na minha vida", mas o fato é que se não mudarmos no nosso interior, a cada momento, a cada "agora", seremos apenas expectadores da vida na qual nascemos para atuar como protagonistas.

    ResponderExcluir

Diga o que surge na sua mente. Deixe esta roda girar! Sem movimento nada evolui.